Wilson Lima entrega cartões do produtor primário e libera investimento para agricultores, em Barreirinha

O governador Wilson Lima realizou, na terça-feira (10), a entrega de 79 Cartões do Produtor Primário para estimular o desenvolvimento socioeconômico dos produtores rurais do município de Barreirinha. Na cidade, Wilson Lima fez também a liberação de crédito na ordem de R$ 300 mil referente aos programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário.

“Temos tido uma preocupação muito grande com o setor primário porque acreditamos que é uma atividade significativa para a composição econômica. Desde o início do Governo, escolhemos o setor primário como prioridade e durante a pandemia, ele foi o menos afetado. Temos uma série de programas que estão sendo implementados ainda mais agora, nesse momento de recuperação econômica, como o programa do Pró-calcário, o Preme (Programa de Regionalização da Merenda Escolar), o kit feira, além da piscicultura, e da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas) com liberação de crédito”, destacou o governador.

O Cartão do Produtor Primário (CPP), emitido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), é um benefício do Governo do Amazonas destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural. Entre as vantagens estão a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais, no Amazonas; e dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários em outros estados.

“Eu não tinha a carteira de produtor, então, recebendo essa carteira eu vou ter vários incentivos por parte do Governo. Eu vou regularizar e provar que eu sou agricultor e isso vai servir pra mim na hora da minha aposentadoria, então, junto ao Governo eu vou estar legalizado pra exercer a função, vender meu produto, comercializar meu produto”, disse o produtor rural, Josinaldo Carneiro.

Mecanização – O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, através da Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), por meio do termo de convênio n° 04/2015, entre Sepror, Afeam e Idam. O Pró-calcário é um programa voltado para a correção do solo à base de calcário para que se tenha mais produtividade, corrigindo a acidez do solo.

Essa viabilização do acesso à tecnologia vem contribuindo para melhorar a pecuária, principal atividade agrícola da cidade. Conforme o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, existem 34.954 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos na cidade, que também conta com 841 pecuaristas.

“Já executamos três projetos de pró-mecanização e pré-calcário para a recuperação de pastagens degradadas. Além desses, temos mais cinco projetos que, no momento, estão aguardando a subida das águas devido à dificuldade de acesso a essas propriedades. Isso gera melhor desenvolvimento na área de pecuária porque o produtor consegue aumentar ali o quantitativo de animais por hectare e o agricultor consegue desenvolver a sua cultura com melhor qualidade”, explicou o gerente do Idam de Barreirinha, Marcos Batista.

Fotos: Diego Peres/Secom