1.º Congresso Latino-Americano de “Comunhão e Direito” será realizado em maio, em Manaus

Foto: Marcus Phillipe

Manaus sediará o 1º Congresso Latino-Americano de “Comunhão e Direito”, a ser realizado nos dias 2 e 3 de maio, no Auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, Anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas.

O congresso abordará o tema “Fraternidade e direito ao desenvolvimento: fundamentos e alcance a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Grupo Comunhão e Direito, que no Brasil tem como coordenadora a desembargadora Socorro Guedes, do Tribunal de Justiça do Amazonas.

“Este evento é uma oportunidade significativa para unir vozes e ideias em torno do tema crucial da fraternidade como direito. Com uma abordagem colaborativa, exploraremos como esse princípio fundamental pode contribuir para a formação de políticas e práticas fomentadoras de um desenvolvimento sustentável e inclusivo em toda a América-Latina”, afirmou a magistrada.

Inscrições

As inscrições para o evento estão abertas, pelo Ambiente Virtual da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), no endereço https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.

O credenciamento será às 14h00 de 02/05, e o evento começará às 15h00, com o pronunciamento dos coordenadores das Redes Comunhão e Direito, a desembargadora Socorro Guedes e o magistrado Oscar Vazques, da Argentina.

Após, haverá uma conferência de abertura, pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, sobre o tema “Fraternidade, direito ao desenvolvimento e objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Às 17h00 ocorrerá o painel sobre “O princípio da fraternidade como fundamento do Direito ao Desenvolvimento”, sob coordenação do reitor do Centro Universitário Asces-Unita, Paulo Muniz Lopes, da Argentina, e tendo como painelistas: o advogado Raul Gamarra, do Uruguai, e o procurador de justiça do Ministério Público de Sergipe, Carlos Augusto Alcântara Machado.

Segundo dia

No dia seguinte (03/05) o evento será retomado às 15h00, com uma conferência da socióloga Vera Araújo, sobre o tema “Fraternidade e desenvolvimento humano”.

Às 16h30, será realizado o painel: “Fraternidade, defesa do meio ambiente e combate à pobreza”, sob coordenação da advogada Laura Maria Santiago Lucas, tendo como painelistas: a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, para falar sobre “Fraternidade, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”; e a economista argentina Cristina Calvo, para falar sobre “Desenvolvimento sustentável e combate à pobreza”.

O evento também terá intervalos musicais, lançamento de livro (no fim do primeiro dia) e encerrará às 18h30 do dia 03/05, com o pronunciamento dos coordenadores do evento.

Outras informações podem ser consultadas em: https://www.tjam.jus.br/index.php/comunhao-e-direito ou solicitadas pelo e-mail: cedlatinoamerica@gmail.com.