Alunos do Cetam/Itacoatiara desenvolvem projetos com materiais recicláveis

Alunos do Cetam/Itacoatiara usam materiais recicláveis para desenvolverem projetos/Assessoria

A qualificação e o crescimento profissional dos alunos é uma busca constante do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). E, nesta semana, na unidade de Itacoatiara, uma turma do curso técnico em Mecânica surpreendeu pelo empenho e criatividade. Um grupo apresentou projetos de mecanismos da disciplina Elementos de Máquinas, utilizando-se de materiais recicláveis.

Segundo o instrutor Cleiton Mafra, o objetivo da atividade prática foi desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. “Nos trabalhos apresentados, juntaram-se conhecimentos da disciplina Elementos de Máquinas e de disciplinas cursadas nos módulos anteriores como Metrologia, Desenho Técnico, Resistência dos Materiais, entre outros”.

Alunos desenvolvem projetos utilizando materiais recicláveis/Assessoria

Era para ser somente o encerramento de mais uma disciplina não fosse pelo caráter inovador e original dos projetos apresentados e, sobretudo, pelos materiais empregados na produção deles. Diante de prazos apertados e poucos recursos, os alunos foram desafiados pelo instrutor a buscar alternativas mais simples, baratas e que estivessem ao alcance, para desenvolver e aplicar o que aprenderam.

“Professor, não temos tempo nem recurso!”, foi o que afirmaram os alunos, relembra Mafra, quando foi dada a missão para que desenvolvessem os projetos. “Disse a eles que no mercado de trabalho será assim quando estiverem atuando: Não haverá tempo nem recurso, mas sempre vão exigir resultados de vocês!”, conta o instrutor.

Utilizando apenas caixas de papelão, palitos de picolé, seringas e outros materiais descartáveis e reciclados, os alunos deram forma a quatro projetos: um braço robótico, uma escova autônoma, uma serra de disco e um sistema de elevação de cargas.

Para a coordenadora do curso, Déborah Tavares, o instrutor atuou positivamente no processo educacional e na formação dos alunos, indo além do conhecimento teórico. “Ele os incentivou a desenvolver seu potencial por meio de trabalhos práticos, originais, utilizando recursos de baixo custo e sustentáveis”, ressaltou a coordenadora.