AM: Secretaria de Educação faz seminário inédito voltado a alunos com altas habilidades

Foto:Eduardo Cavalcante/Seduc-Am

A iniciativa conta com palestras, rodas de conversa e atividades para toda a comunidade escolar…

Em alusão ao Dia Internacional da Superdotação, comemorado no dia 10 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Escola Estadual (EE) de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, realizou o 1º Seminário Estadual de Altas Habilidades/Superdotação. Com atividades ocorrendo até esta sexta-feira (11/08), a iniciativa buscou debater, construir e firmar práticas pedagógicas voltadas aos estudantes superdotados.

Desenvolvido pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da EE de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, o seminário é uma atividade que está em planejamento desde as primeiras Jornadas Pedagógicas, da Secretaria de Educação, ainda no início do ano. De acordo com a coordenadora do Núcleo, a professora Geysy Pinheiro, o planejamento buscou englobar toda a comunidade escolar no evento.

“O seminário é inédito, mas todos os anos a gente realiza atividades alusivas à data, com mostras, workshops. Neste ano, buscamos ampliar, convidando palestrantes relacionados à temática, profissionais da educação, pesquisadores e os responsáveis pelos alunos. Queremos promover o diálogo, porque esse é um tema que exige isso”, destacou a coordenadora.

Caderno Pedagógico

Entre os tópicos do evento, está a produção do Caderno Pedagógico de Altas Habilidades/Superdotação, desenvolvido pelo NAAH/S. O material, que será lançado em breve, ficará no acervo dos livros pedagógicos da Secretaria de Educação.

Com informações dos conceitos básicos sobre o que é a superdotação, como identificá-la, como trabalhar em sala de aula, encaminhamentos e legislações, o conteúdo será voltado para os professores da rede estadual e disponibilizado com os demais cadernos da Educação Especial.

Participação ativa

Com representantes de toda a comunidade escolar, o evento, que começou nesta quinta-feira (10/08), proporcionou uma roda de conversa com os responsáveis pelos alunos atendidos pelo NAAH/S. Acadêmicos de Letras, Matemática, Biologia e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também marcaram presença.

Para os alunos, houve atividades de robótica com o professor Tiago Cauassa, com a montagem de carros de brinquedo remoto. À tarde, também ocorreu a palestra “Compartilhando Experiências em Altas Habilidades/Superdotação Acadêmica, Criativa Produtiva e Dupla Excepcionalidade”, com a participação de professores e alunos.

Nesse momento, foram expostos materiais produzidos pelos próprios estudantes, como o livro “O Descordel Amarelo”, do aluno Theodoro Maquiné, de 11 anos. O discente, que estuda na EE Tenente Coronel Cândido José Mariano, zona centro-sul da capital, é um aluno superdotado e produziu o manuscrito para ser uma obra informativa sobre a superdotação.

“Todos os nossos alunos que produzem esses materiais têm um perfil de estudante que cria, escreve, pesquisa, questiona e se preocupa com casos sociais. Dessa maneira, nasceu o livro do Theodoro. É um conteúdo para a sociedade entender, de forma simplificada, a questão da superdotação”, finalizou Geysy Pinheiro.