Arquitetos e urbanistas participam de feira de economia criativa no domingo(28)

Mediadora Melissa Toledo/Foto: Assessoria

Com a participação de grandes nomes da arquitetura e urbanismo de Manaus, acontece no próximo domingo (28), mais uma edição dos Povos Criativos – Feira de Economia Criativa que será realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). O evento que tem entrada gratuita além de outras programações variadas é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Associação Zagaia Amazônia.

A feira tem inicio às 14h00 e o bate-papo sobre “Cultura e Centros urbanos” com os arquitetos e urbanistas Pedro Paulo Cordeiro, Pablo Cunha e Melissa Toledo, inicia às 17h00 no auditório do CCPA.

Para o arquiteto e urbanista e diretor de planejamento do IMPLURB, Pedro Paulo Cordeiro, falar sobre centros urbanos ou até mesmo a revitalização deles é estar totalmente ligado a cultura, pois são dois temas que se interagem entre si e trazem questões históricas e sociológicas indo além de territórios e espaços públicos.

O artista plástico e arquiteto e urbanismo, Pablo Cunha, fala sobre os Centros Urbanos de forma mais poética e reflexiva.

“Falar do dinamismo dos Centros urbanos sem envolver cultura é quase que olhar para o oceano de olhos fechados sem ouvir as ondas, é um vazio ecoante. Desta mesma forma as construções de nossas cidades precisam ressoar a voz de seu povo. É nesse meio termo de equilíbrio conflitante e apaixonante que o papel do arquiteto e urbanista se encaixa.”Expressou Pablo Cunha.

A mediadora do bate-papo Melissa Toledo, que atua como arquiteta e urbanista e colaborado da SEC, relata que trará para essa mesa redonda os questionamentos sobre o que é cultura? Sendo um produto material ou imaterial.

“Acho importante abrir também os questionamentos sobre o que de fato são Centros Urbanos, qual seu papel financeiro e as categorizações desses centros. E devemos ter entendimento da vocação de cada um. Por isso esses serão alguns dos temas que iremos abordar nesse bate-papo com esses dois grandes arquitetos.” Finalizou Melissa.(Assessoria)