Controladoria-Geral do Estado busca parcerias para implantar Política de Compliance no AM

CGE-Am na 31a. Reunião do CONACIFoto: Divulgação

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participou, na quinta (06) e sexta-feira (07), da 31ª Reunião do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com o foco em firmar parcerias com as Controladorias mais destacadas no Brasil na área de compliance, objetivando o fortalecimento e a modernização da gestão pública no Amazonas, a partir da implementação de uma efetiva Política de Integridade.

As tratativas acontecem em meio às discussões do Conaci, evento que reúne gestores de controle interno de todo o país, a fim de contribuir com a melhoria dos resultados da administração pública.

O subcontrolador-geral da CGE, Rogério de Sá Nogueira, que representou a CGE, informa que o encontro entre os gestores do Controle Interno permite a troca de boas práticas e novas parcerias visando melhores índices quanto à transparência e o controle dos gastos públicos.

“Buscaremos viabilizar parcerias com as Controladorias Estaduais mais destacadas na área de compliance. Vamos firmar parcerias com as Controladorias do Estado do Espírito Santo e do Município de São Paulo”, disse o subcontrolador.

O secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, explica que contratações limpas no poder público estão diretamente ligadas à aplicação da Lei Anticorrupção.

“A aplicação da lei permite que os próprios Governos excluam da Administração Pública empresas envolvidas em condutas que geram prejuízos ao sistema de contratações. A legislação ainda permite que o estado utilize os recursos da própria punição para investimentos no Controle Interno e nas ações de Transparência. É importante que tenhamos recursos específicos para essas ações”, explicou.