Desembargadora Carla Reis passa a presidir as Câmaras Reunidas do TJAM

Foto>Raphael Alves

A desembargadora Carla Reis, empossada vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), deu início nesta quarta-feira (08) aos trabalhos como presidente das Câmaras Reunidas da Corte Estadual de Justiça.

Dentre outras atribuições, caberá à desembargadora Carla Reis, como vice-presidente do Poder Judiciário Estadual para o biênio 2020-2022, presidir as egrégias Câmaras Reunidas do TJAM, que agregam todos os desembargadores do Tribunal (com exceção do presidente da Corte e do desembargador titular da Corregedoria Geral de Justiça) e cujas sessões de julgamento ocorrem, sempre, às quartas-feiras.

Segundo a desembargadora Carla Reis, ao assumir a vice-presidência do TJAM e consequentemente a presidência das Câmaras Reunidas, o desejo é o de contribuir para que o Poder Judiciário cumpra o seu papel. “Esperamos poder contribuir, da melhor forma possível, com a nova gestão do Tribunal, para o bem da nossa instituição e para o bem dos jurisdicionados, pois sabemos que a Justiça é propulsora da paz social. É isso que desejamos”, afirmou.

Nesta quarta-feira, ao final da sessão de julgamento da Câmaras Reunidas, o desembargador Ari Jorge Moutinho que é o mais antigo magistrado (por tempo de serviço) na magistratura amazonense, com mais de 44 anos de atuação, fez um discurso evidenciado as competências e trajetória da desembargadora Carla Reis, desejando-lhe sucesso no novo posto. “Minha mensagem não é apenas um protocolo social, mas é, sobretudo, uma mensagem sincera que transmito do meu coração. Hoje, no momento em que vejo Vossa Excelência ocupando a vice-presidência da Corte, volto ao passado, especificamente ao ano de 1989, quando eu integrava uma das Câmaras Cíveis deste Tribunal e quando pude cumprimentá-la no momento em que a senhora passou ocupar a Secretaria daquele colegiado, após ser aprovada em concurso público. Hoje, ao vê-la presidindo as Câmaras Reunidas observo este plenário visual (por videoconferência) como se fosse – segundo palavras de Rui Barbosa – ‘um milagre do espírito e do coração’. E neste momento imagino a alegria de seu pai, o senhor Fausto Ferreira dos Reis, que pude conhecer e que foi um juiz criminal sereno e equilibrado; bom pai; bom esposo e um julgador que sabia temperar, como poucos, as asperezas da Justiça com as doçuras da bondade. Imagino, igualmente, a alegria de sua mãe, que recordo, sentada, ao aguardar a filha no ICBEU enquanto esta cursava aulas de inglês. Falo,também, da minha alegria, onde, prestes a completar 45 anos de magistratura, tenho a satisfação de ver esta jovem brilhante, inteligente, culta, imparcial e ética enaltecendo o Poder Judiciário do Amazonas. Sua conduta, para mim, desembargadora Carla Reis, é um exemplo a ser seguido e encerro dizendo que rogo a Deus para que a abençoe e afirmando que estamos felizes ao ver Vossa Excelência, uma jovem talentosa, na presidência das Egrégias Câmaras Reunidas”, destacou o desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa.

Transmitida pelo canal oficial do TJAM no Youtube a sessão de julgamento das Câmaras Reunidas foi a 28.ª. deste ano de 2020 e contou com 19 processos em sua pauta, sendo quatro Apelações; dois Mandados de Segurança; duas Revisões Criminais; uma Reclamação; dois Agravos de Instrumento; três Conflitos de Competência; uma Remessa Necessária e cinco Embargos de Declaração.