Em Fonte Boa, governador Wilson Lima inaugura 13º Ceti da sua gestão

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Inaugurado nesta sexta-feira (31/03), pelo governador Wilson Lima, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Naíde Lins de Albuquerque, no município de Fonte Boa, a 678 quilômetros de Manaus. No evento de entrega do 13º Ceti da atual gestão, também foi inaugurado o 50º laboratório de robótica – o Espaço Maker – da rede estadual de educação. A ação faz parte das comemorações de 132 anos do município.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

“Nós estamos aqui comemorando o aniversário de Fonte Boa e esse é o presente que a gente pode dar. É o nosso trabalho, é a nossa dedicação, é o nosso compromisso com esse município”, destacou Wilson Lima.

A entrega do novo Ceti integra a política do Governo do Amazonas para ampliar a oferta de ensino de tempo integral no estado, uma das prioridades da Secretaria de Educação e Desporto. De 2019 até este ano, foram construídos e entregues 13 Cetis, com investimentos de R$ 257 milhões e abertura de 13 mil novas vagas na rede estadual de ensino.

A nova escola conta com 21 salas de aula e uma sala de Recursos Especiais, equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório, numa área de 7,7 mil metros quadrados.

O aluno Ramon Araújo, de 17 anos, que cursa o terceiro ano do ensino médio, conheceu a estrutura do Ceti e afirmou estar com grandes expectativas para realizar as atividades dentro do centro de educação.

“Eu gostei muito da estrutura, do que tem a oferecer para nós, tanto em questão de outras atividades, que não sejam só voltadas para dentro da sala de aula, como a área maker, o laboratório de ciências, biblioteca entre outras coisas. Agora vou poder desenvolver projetos voltados para robótica eletrônica e programação “, enfatizou o aluno.

Espaço Maker

Os alunos do novo Ceti de Fonte Boa passam a contar com laboratório de robótica, o Espaço Maker, que faz parte do projeto “Fazer para aprender”, da Seduc. Ao todo, 50 laboratórios já foram entregues na capital e no interior, desde 2019.

O projeto fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual. No espaço, os alunos têm acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.

Investimentos

Na solenidade que marcou a inauguração do Ceti, o governador também entregou fomento do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) a associações do setor primário e anunciou obras, como o asfaltamento de ruas de Fonte Boa e a retomada da obra de construção de uma unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município.

Participaram da cerimônia a secretária estadual de educação Kuka Chaves e secretária de Promoção Social Kathelen Santos; o prefeito de Fonte boa, Gilberto Lisboa; os deputados estaduais George Lins e Mário César Filho; o ex-deputado estadual Belarmino Lins (Belão) e o deputado Federal Átila Lins.

Ceti’s inaugurados na gestão Wilson Lima

2019

Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant

Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, em Lábrea

Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte

2020

Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo

2021

Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho

Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença

Ceti Hélio Bessa, em Tefé

Ceti Dariana Corrêa Lopes, em Manaus

2022

Ceti José Araújo Rodrigues, Codajás

Ceti José Carlos Pereira dos Santos, Tabatinga

Ceti Neuza Alves Barroso, Eirunepé

Ceti Elias Mendes da Silva, Boca do Acre

2023

Ceti – Professora Naíde Lins de Albuquerque, Fonte Boa