Em Manaus, escolas estaduais iniciam aplicação das provas do Saeb 2023

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Este ano, mais de 100 mil alunos, da capital e do interior deverão ser avaliados até o dia 10 de novembro…

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, iniciou nesta quarta-feira (25/10), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em Manaus. Até o dia 10 de novembro, aproximadamente, 51 mil alunos da rede estadual na capital devem realizar a avaliação. O Saeb 2023 segue o calendário nacional.

Ao todo, mais de 100 mil alunos, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio, realizarão as provas do Saeb durante as próximas semanas. No Amazonas, as provas iniciaram no dia 23 de outubro, nos municípios do interior do estado. A última avaliação do Saeb foi realizada em 2021. Os resultados são divulgados no ano seguinte e produzem os principais indicadores da qualidade da educação básica no país.

De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, as unidades de ensino da capital e do interior intensificaram as ações voltadas para o exame, visto a importância de realizar o raio-x da Educação Básica no Estado.

“Desde o início do ano estamos focados em mobilizar e preparar os nossos estudantes e toda a nossa comunidade escolar, por isso estamos certos que teremos bons resultados”, avaliou a secretária.

Na Escola Estadual (EE) Isaac Swerner, localizada na zona leste de Manaus, pelo menos 375 alunos realizaram o exame, nesta segunda-feira. A estudante, Fernanda Biase, de 17 anos, contou como os estudantes finalistas se preparam para o Saeb. “Aqui na escola nós tivemos ‘aulão’ e simulados. A gente sabe o quanto o Saeb é importante, porque além de medir o nível de aprendizagem da escola, ele mede o nosso desempenho pessoal quanto estudantes, que estão realizando uma série de avaliações externa”, compartilhou a jovem.

Saeb

O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).