Ewerton Wanderley alerta sobre o número de casos de transtornos mentais entre educadores

Vereador Ewerton Vanderlei preocupado com grande n´mero e professores afastados com distúrbios mentais/Robervaldo Rocha

O vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) se pronunciou em sessão plenária, ontem, terça-feira (30), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sobre o grande número de afastamentos de professores de escolas, por transtornos mentais ou comportamentais nos últimos anos, e sugeriu a presença de psicólogos nas escolas públicas para acompanhamento profissional de professores e alunos, e para humanização do ambiente educacional.

O vereador trouxe à tribuna dados de pesquisa divulgada pela Globonews, apontando que no ano de 2015, 25.849 professores apresentaram algum tipo de transtorno psiquiátrico de moderado a grave. Em 2016 esse número quase dobrou, atingindo 50.046 casos. Ainda segundo a pesquisa, realizada no Estado de São Paulo, em 2017 pelo menos 30.000 docentes foram afastados por causa de transtornos mentais.

“A pesquisa, apesar de ter sido realizada em São Paulo, serve como sinal de alerta para todo o Brasil sobre a situação do ambiente educacional. A pressão que o professor sofre no dia a dia dentro da sala de aula é muito grande, além da falta de apoio estrutural, há a baixa remuneração, a quantidade elevada de alunos por sala, jornada excessiva e ainda tem a questão da relação professor-aluno, que em muitos casos não é amistosa, ocasionando conflitos, que podem acabar em agressão física”, justificou o vereador.

Outra pesquisa denominada “Trabalho Docente na Educação Básica do Brasil” revela que depressão, ansiedade, nervosismo e estresse são algumas das principais causas que levam ao afastamento de professores. “Eu não tenho dúvidas que a presença de um psicólogo seria de extrema importância para acompanhar, prevenir e identificar, em professores e alunos, possíveis transtornos, evitando assim o agravamento ou evolução do quadro, além de humanizar o ambiente educacional, tornando-o mais salutar para quem aprende e para quem ensina”, defendeu Dr. Ewerton.

Outra pesquisa citada pelo parlamentar, realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com mais de 100 mil professores e diretores de escolas, em 34 países, revela que o Brasil é o país que tem o maior índice de violência contra professores. Pelo menos 12,5% dos professores brasileiros já foram vítimas de agressões verbais ou intimidações por alunos. “O poder público não pode fechar os olhos para a gravidade da situação, e tem o dever de propiciar e melhorar a qualidade do ambiente educacional, e o psicólogo tem papel fundamental nisso”, concluiu o vereador.