Forças de segurança do AM participam de workshop da operação Tamoiotatá 2

General Carlos Mansur(SSP-Am), em palestra/FOTOS: Lindemberg Cavalcante/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio das polícias Civil e Militar, além da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), participou, na manhã da quinta-feira (17/02), do primeiro dia do workshop de avaliação da operação Tamoiotatá. A ação, realizada pelo Governo do Amazonas, tem como objetivo analisar os resultados de 2021 e planejar as estratégias para a operação Tamoiotatá 2.

O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, enfatizou a importância da operação para o combate aos crimes ambientais.

FOTOS: Lindemberg Cavalcante/SSP-AM

“Essa é uma avaliação da operação exitosa feita no ano passado, no sul do estado, em combate aos desmatamentos e às queimadas. Nós atuamos de maneira integrada, trazendo resultados. Neste ano, com a operação Tamoiotatá 2, tenho certeza que esses resultados serão ainda melhores”, disse o secretário.

De acordo com secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o workshop destacou a magnitude da operação e auxiliou no alinhamento de demandas dos órgãos que a integram.

“Com as determinações do governador Wilson Lima, com o uso da tecnologia e com o centro de monitoramento do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas) que vai ser incluído às ações do centro integrado da SSP, esperamos ter respostas ainda mais rápidas para o combate aos crimes ambientais no nosso estado”, afirmou Taveira.

Para o tenente Elinaldo Cordovil, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a expectativa é de que a Tamoiotatá 2 atue de forma ainda incisiva nos municípios afetados.

“Há alguns anos o Batalhão Ambiental age de forma integrada com o Ipaam. Nós atuamos na parte criminal, enquanto eles trabalham com a parte administrativa, multas e embargos. Nesse workshop, vimos os resultados do que foi feito e tivemos um resultado bastante positivo”, afirmou.

Integração – A operação Tamoiotatá acontece de maneira integrada, contando com agentes da SSP-AM, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A partir da Tamoiotatá 2, a iniciativa contará ainda com o reforço dos agentes da Polícia Rodoviária Federal.

No ano passado, a operação teve também o apoio de agentes da Força Nacional, por meio da operação Guardiões do Bioma, do Governo Federal.