Lançamento nacional do programa “Itinerários Amazônicos” marca discussões sobre Educação na Amazônia Legal

Iniciativa oferece a estudantes de 8 estados um estudo direcionado a questões culturais, geográficas, econômicas e sociais da região…

O lançamento nacional do programa “Itinerários Amazônicos” aconteceu nesta quinta-feira (17/08) no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus. A iniciativa, que já integra os cursos formativos destinados aos alunos do Ensino Médio das escolas localizadas nos estados da Amazônia Legal, foi construída por meio da parceria da secretarias de Educação de oito estados brasileiros com o Instituto iungo. O conteúdo do programa busca promover o estudo da região amazônica nas escolas brasileiras.

A iniciativa disponibiliza unidades curriculares baseadas em temas amazônicos para os itinerários formativos do Ensino Médio, instituídos após o Novo Ensino Médio (NEM) entrar em vigor. Além do Amazonas, os estados do Acre, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso também já integraram os Itinerários Amazônicos em suas escolas.

Em uma carga horária de aproximadamente 1200 horas, as turmas que optam pelo conteúdo do Itinerários Amazônicos têm o estudo norteado em quatro macro temas definidos, sendo eles: “Biodiversidade e Sociodiversidade da Amazônia”, “Geopolíticas da Amazônia”, “Identidades e Culturas da Amazônia” e “Economias da Amazônia”.

“Este programa disponibiliza aos nossos alunos do Ensino Médio uma maneira deles se aprofundarem sobre questões de conservação ambiental, sustentabilidade, biodiversidade, e isso tudo sem descuidar do respeito aos nossos valores, nossa cultura. E isso tudo, principalmente, pensando no desenvolvimento e na preservação dos povos da floresta. Por tudo isso, parabenizo a todos que estiveram na produção dessa realidade”, compartilhou a secretária de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves.

O Ministério de Educação (MEC) também esteve representado na solenidade de lançamento nacional do programa, por meio do seu diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival Martins. O professor destacou que a região amazônica deve ser interesse de toda a nação.

“Esse projeto é tão bonito e nos faz pensar que todo cidadão deste país deveria ter conhecimentos mínimos quando se fala de Amazônia. Não importa o estado da federação, todo brasileiro deveria ser alfabetizado nessa questão, saber o que é a Amazônia e o que ela representa”, ressaltou.

Além do Ministério da Educação, os estados do Acre, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso também estiveram representados pelos seus secretários de educação e delegações. Atualmente, os conteúdos dos Itinerários Amazônicos já estão em vigor nas escolas localizadas na Amazônia Legal. No Amazonas, o programa é ofertado em 625 turmas, alcançando cerca de 9,5 mil estudantes.

Construção do Itinerário

A produção dos conteúdos utilizados nos Itinerário Amazônicos teve a participação de mais de 120 profissionais, entre professores, pesquisadores e avaliadores, do Instituto iungo e Secretarias de Educação. Cada órgão educacional da Amazônia Legal possuía um grupo de leitores críticos, cargo dado aos professores que avaliavam e ampliavam os materiais didáticos e pedagógicos com exemplos reais de cada localidade.

“Estou muito feliz com o lançamento desse programa. Todos os processos foram definidos com as redes estaduais de ensino. É um grupo massivo de profissionais, que têm o objetivo de formar cidadãos com conhecimentos das questões sobre o seu território, para que eles atuem e protagonizem a mudança em seus próprios lares”, destacou a diretora de Educação do Instituto iungo, Alcielle dos Santos.

Além dos conteúdos abordados em sala de aula, a produção também alcança os materiais utilizados durante a formação continuada dos professores da rede pública sobre a temática.

Parceria com o Instituto iungo

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar possui uma parceria com o Instituto Iungo há mais de dois anos, com ações ativas na formação continuada e planejamento de assuntos relacionados ao NEM.

“A gente entende que, mais importante do que ter consciência sobre a importância das questões ambientais e educacionais, é preciso agir. E é isso que queremos e estamos construindo com as juventudes do estado do Amazonas. Quero agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação, que tem trilhado esse caminho junto conosco”, finalizou o presidente do Instituto iungo, Paulo Andrade.(Assessoria)