Ministério do Turismo, Unesco e UEA divulgam questionário sobre turismo acessível

FOTO: Divulgação/UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulga o questionário voltado à acessibilidade em pontos turísticos, direcionado tanto às Pessoas com Deficiência (PcDs) quanto às pessoas sem deficiência. A ação é fruto da parceria entre o Ministério do Turismo (Mtur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e conta com a coordenação da Prof.ª Dra. Marklea Ferst, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat).

De acordo com a professora, a acessibilidade em atrações turísticas no Brasil é inócua. “Há poucas boas práticas em todo país. As dificuldades enfrentadas variam de acordo com a deficiência. Quando não há rampas, elevadores ou piso regular, as pessoas com dificuldades de locomoção são impedidas de usufruir totalmente das atrações”, pontuou.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a importância da ação. “A pesquisa almeja traçar o perfil dos turistas PcDs. São informações essenciais, que irão nos ajudar a entender as necessidades e dificuldades deste público em atividades turísticas, e que faz parte do nosso Plano de 100 Dias”, afirmou.

Para responder o questionário, basta acessar o link disponível abaixo: https://pt.surveymonkey.com/r/maisacesso_2022