Modelo de escolas cívico-militares continuará no Amazonas, afirma Wilson Lima

Modelo de escolas cívico-militares continuará no Amazonas, afirma Wilson Lima/Foto: Diego Peres

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação do país informando que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) será encerrado. Hoje (13/7), em suas redes sociais, o governador Wilson Lima afirmou que, no Amazonas, o Pecim – que ele considera um “modelo exitoso” – vai continuar.

“Quero tranquilizar pais, alunos e professores que fazem parte das escolas cívico-militares. Independente da decisão do Governo Federal, no Amazonas, esse modelo exitoso vai continuar”, postou Wilson Lima.

Wilson Lima
@wilsonlimaAM
·
Seguir
Quero tranquilizar pais, alunos e professores que fazem parte das escolas cívico-militares. Independente da decisão do Governo Federal, no Amazonas, esse modelo exitoso vai continuar.

Executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, o Pecim era a principal bandeira do governo de Jair Bolsonaro para a educação e, por meio do programa, militares atuam na gestão escolar e na gestão educacional.

Desde que assumiu o governo federal, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda como finalizar o Pecim sem prejudicar as unidades que aderiram ao programa.

De acordo com o MEC, deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.

Em ofício, o MEC informa que será iniciado um processo de “desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidas na implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa, bem como a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educacionais.

Com o encerramento do programa, de acordo com o MEC, cada sistema de ensino deverá definir estratégias específicas para reintegrar as unidades educacionais às redes regulares. Segundo o MEC, 216 escolas aderiram ao modelo nas cinco regiões do país.(Portal Marcos Santos)