Na Semana de Conciliação, 3.ª Vara de Família viabiliza acordo em que uma das partes participou de forma remota, no México

Uma audiência por videoconferência com uma das partes do processo participando do México, onde vive atualmente, foi realizada na segunda-feira (30/11) pela 3.ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Amazonas. A Ação de Alimentos, que chegou a um acordo, integra a pauta da “Semana Nacional da Conciliação 2020 (SNC)”, campanha anual do Conselho Nacional de Justiça, que os Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais realizam em prol da conciliação e que prossegue até sexta-feira (04).

A 3.ª Vara de Família pautou 144 audiências para a SNC 2020. Durante a pandemia da covid-19, que obrigou a adoção, em todo o mundo, de medidas de distanciamento e até isolamento social, o uso da ferramenta de videoconferência, já adotada localmente pelo TJAM, foi intensificado para dar continuidade às ações em trâmite na Justiça amazonense.

“A pandemia possibilitou a adoção de soluções que antes não haviam sido pensadas para aproximar as partes que se encontram muito distantes fisicamente, sem possibilidade de comparecimento presencial à audiência de conciliação. Fora o ganho de tempo que é possível com a não expedição de carta rogatória, procedimento esse sabidamente demorado”, avaliou a juíza da 3.ª Vara de Família, Melissa Sanches Silva da Rosa.

O contato com a parte requerida no México foi feito por meio do aplicativo WhatsApp, cujo o número foi informado após vista do processo à Defensoria Pública para que indicasse se a parte tinha interesse em participar da conciliação.

Das 33 audiências por videoconferência designadas para o primeiro dia de SNC 2020, cinco trataram de processos com partes residentes no exterior. Além do processo com o requerido no México, a 3.ª Vara de Família realizou videconferência em processo de Guarda e Alimentos com a parte residente no Japão, mas as partes não chegaram a um acordo.

Outros três processos, dois de Paternidade e um de Divórcio, com requeridos nos Estados Unidos, Inglaterra e Venezuela tiveram audiências redesignadas por dificuldades profissionais dos requeridos.

No Amazonas, as atividades da “Semana de Conciliação” são coordenadas pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ/AM). Nesta edição do evento anual, foram pautadas 8.731 audiências, incluindo as unidades judiciárias da capital e do interior do Estado. A recomendação da CGJ foi no sentido de que, para prevenir o contágio pela covid-19, as audiências fossem realizadas, preferencialmente, por meio virtual.