Órgãos do Governo do AM se reúnem para alinhar ações da Lei Paulo Gustavo voltadas a indígenas

FOTOS: Divulgação/FEI

A reunião aconteceu na sede da FEI, nesta quinta-feira (06/07)..

A Fundação Estadual do Índio (FEI) esteve reunida nesta quinta-feira (06/07), com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), juntamente com a Unidade de Gestão Integrada da Casa Civil do Amazonas para alinhar ações da Lei Paulo Gustavo voltadas para a população indígena do Estado.

Essa parceria alcança as sub-regiões do Estado e seus municípios, mapeando o trabalhador cultural indígena, promovendo alternativas de desenvolvimento de economia criativa e ampliação do conhecimento de sua cultura.

A reunião aconteceu na sede da fundação e contou com a participação do diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão e representantes da SEC e Casa Civil para discutir e planejar estratégias que contemplem e fomentem o audiovisual e as demais linguagens culturais do Amazonas.

“Conforme a proposta da Lei, a SEC em parceria junto a FEI, estabelecerá uma linha direta aos povos indígenas, a fim de possibilitar o conhecimento e o acesso aos recursos disponibilizados por meio dos Editais Culturais que entrarão no cenário do Estado nos próximos meses”, disse a assessora jurídica da SEC, Luciane Ituassú.

Durante a reunião, o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão pontuou que os projetos e editais que serão realizados por meio da Lei apoiará os artistas indígenas incentivando a sua arte originária e o seu trabalho.

“Existem muitos parentes que além de artesãos são músicos e produzem seus próprios instrumentos, como a flauta indígena, o maracá e os tambores. Temos também artistas que são dançarinos e cantores. Esse é mais um trabalho no qual o Governo do Estado está empenhado em ajudar a nossa população indígena amazonense impulsionando a sua arte e cultura”, relatou Trovão.