Presidente do TJAM empossa novos servidores para atuar no interior do Estado

Manaus, 03/02/2020. O presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões assinou o termo de posse de 12 novos servidores do TJAM aprovados em concurso e que atuarão em comarcas do interior do estado. Foto: Raphael Alves

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, deu posse, ontem, segunda-feira (o3), a 12 novos servidores que, aprovados no concurso público realizado pelo TJAM em 2015 para o provimento de vagas em comarcas do interior do Estado, foram nomeados no último mês de janeiro. Eles são os últimos remanescentes com vagas vinculadas ao edital do certame, cuja vigência se encerra neste primeiro semestre de 2020.

Os novos servidores reforçarão as atividades da Justiça Estadual nas Comarcas de Manaquiri; Novo Airão; Nova Olinda do Norte; Coari; Maués e Silves, todos municípios que compõem a 7.ª e a 8.ª Sub-Regiões do Estado.

Em solenidade realizada na Sede do TJAM, seguida de reunião com o presidente da Corte Estadual, foram empossados os Assistentes Judiciários: Guarniery Lima de Souza (Comarca de Coari); Erushomen Fontes de Menezes (Comarca de Manaquiri); Leandro Pereira de Andrade (Comarca de Novo Airão); Arlesson Freire de Lima (Comarca de Nova Olinda do Norte) e Tiago Oliveira Lopes (Comarca de Silves).

Como Auxiliares Judiciários foram empossados: Deusivane Ferreira de Lima; Clodoaldo Lima de Souza; André Carlos da Silva Praia e Neysid Matos Castelo Branco (Comarca de Coari); além de Thiago Padilha Ataíde, Luiz Gustavo Alves Cativo e Andrea Cláudia Monteiro Conde (Comarca de Maués).

Além dos 12 referidos candidatos, ainda outros dois profissionais nomeados devem ser empossados – para as comarcas de Urucurituba e Maués – uma vez que está em vigência o prazo legal para entrega de seus respectivos documentos.

Compromisso

Ao proferir palavras de acolhida aos novos servidores, o presidente do TJAM afirmou que com a nomeação a direção do Tribunal intensifica seu compromisso em fortalecer o atendimento do Poder Judiciário no interior do Amazonas. “Este é um dos compromissos de nossa gestão à frente do Tribunal e que procuramos dar cumprimento com diversas iniciativas, como a que hoje está sendo concretizada. Ampliando o quadro de servidores e com outras medidas, tais quais a aquisição e repasse de implementos de informática e nomeação de novos juízes – como os quatro que serão empossados amanhã (4 de fevereiro) para auxiliar o interior – , reforçamos este compromisso assumido”, apontou o desembargador Yedo Simões.

Nomeado Assistente Judiciário para atuar na comarca de Nova Olinda do Norte, Arlesson Freire da Silva falou da felicidade em poder ingressar no Poder Judiciário e comentou que seu desejo é o de contribuir. “É um dia importante e aguardamos muito por esse momento, pois o concurso do qual participamos contou com mais de 50 mil inscritos e a aprovação representou uma vitória. Por reconhecer a importância do Tribunal para a sociedade, nosso desejo, agora, é o de contribuir com sua missão”, disse.

Nomeada Auxiliar Judiciário para atuar na comarca de Coari, Deusivane Ferreira de Lima também falou da importância desse dia e da perspectiva em colaborar com o sistema de Justiça. “A nomeação era algo almejado por todos nós e o momento, hoje, é de agradecimento. Esperamos nos esforçar para contribuir com os demais colegas e somar com a equipe de nossa comarca”, comentou.

Além do presidente do TJAM, participaram da solenidade de posse e reunião com os novos servidores, o Secretário-Geral de Administração do TJAM, Messias Andrade, e o diretor da Divisão de Gestão de Pessoas, Mauro Saraiva.

Curso

Já nesta terça-feira (4), os novos servidores darão início ao Curso de Formação Inicial (CFIS), oferecido em Manaus pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam) com programação que se estenderá até sexta-feira (7).

Com o propósito de promover a ambientação organizacional dos novos servidores e oferecer instruções técnicas a respeito dos trabalhos que serão desenvolvidos em suas respectivas lotações, o curso inclui temas, como “Planejamento Estratégico do TJAM e Metas Nacionais”; “Direitos e Deveres”; “Organização Judiciária”; “Rotinas Cartorárias de 1.º Grau”; “Utilização de Sistemas Administrativos e Judiciais (e-mail, CPA, Malote Digital, Projudi)”; entre outros.