Presidente do TRE-AM chama eleitores às urnas e espera uma das menores abstenções do país

Desembargador Aristóteles Thury, presidente do TRE-Am/Foto>Reprodução

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, reafirmou que todas as medidas de segurança foram adotadas para o segundo turno e lembrou do uso obrigatório da máscara, além de conclamar os eleitores de Manaus a comparecer às urnas neste domingo (29) para exercer o direito ao voto. “O eleitor deve prestigiar a democracia, escolhendo seus representantes”, falou o desembargador.

Ele espera reduzir ainda mais os números de abstenção, que ficou no primeiro turno em torno de 18%. Os dados foram passados na primeira coletiva transmitida pelo TRE-AM neste domingo sobre o pleito. Presidente Para o diretor-geral da TRE-AM, Ruy Melo, pessoas que estiverem com febre ou com sintomas ou diagnóstico de Covid-19, que devem evitar sair de casa, para se resguardar, apesar de não existir proibição. “Sem máscara não será admitido que possa votar.

A saúde de todos é muito mais importante do que a irresponsabilidade do eleitor que não atendeu ao pedido do uso obrigatório da máscara e se recusa a usar a mesma. Nossos colaboradores e monitores de saúde estão a postos para atender aos casos e dar ajuda, temos máscara e caneta excedente para ser usadas, que podem ser pedidas aos mesários”, explicou.

A Justiça Eleitoral não cerceia o direito ao voto. Não há proibição de que algum cidadão acometido de Covid,-19, se quiser ir votar, não possa ou será proibido de votar. No entanto, existe a recomendação de segurança para todos. Até às 09h30 de hoje, apenas 5 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas na capital, reflete menos de 1%, de um total de 3.371 equipamentos disponíveis. A totalização de votos ocorre a partir de 17h e a previsão para apuração é às 18h00.

Fonte> Portal Marcos Santos