Sancionada Lei que inclui no calendário o “Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio”

Vereador Bessa discursa sobre sua proposta que virou Lei/Foto: Robervado Rocha

De autoria do vereador Bessa (Solidariedade), a Lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Mês de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida, denominado Setembro Amarelo, foi sancionada pelo prefeito Arthur Neto, na segunda-feira (10), no Auditório da Prefeitura, na Compensa.

Segundo o proponente, o assunto não deve ser lembrado apenas no mês de setembro e ações preventivas precisam ocorrer diariamente. “Estamos falando de um tema considerado de saúde pública, onde 32 brasileiros morrem por dia. Agradeço a sensibilidade do prefeito em sancionar esse projeto”, destacou.

O parlamentar ainda ressaltou que Manaus precisa ter um Centro de Valorização da Vida (CVV), pois dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com ações preventivas. “Não podemos fechar os olhos para os números alarmantes que assolam o nosso país. Com a implementação do CVV na cidade, tenho certeza que muitas vidas serão salvas”, completou.

O prefeito Arthur Neto parabenizou a iniciativa de Bessa. “Vejo com bons olhos a propositura do vereador, que teve sensibilidade para atuar num tema tão importante”, disse.