SEMA visita igarapé no Monte Horebe para avaliação preliminar da qualidade da água

Secretário Eduardo Taveira diz que, aparentemente, a água tem função normal/Foto>

Um curso d’água conhecido como Igarapé do Geladinho, localizado na ocupação irregular Monte Horebe, na zona norte de Manaus, foi o ponto de partida para o planejamento das ações de recuperação ambiental. Na sexta-feira (06), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) esteve no local para uma avaliação prévia da qualidade do corpo hídrico e da área de entorno.

O Igarapé do Geladinho tem a nascente localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Adolpho Ducke. O fluxo das águas segue pelos fundos de uma área que já recebeu os atendimentos sociais do Governo do Estado e está, em grande parte, desocupada. No local, o secretário da Sema, Eduardo Taveira, identificou a situação como otimista.

“Ao visitar o local, percebemos que as funções ecológicas dessa área estão, aparentemente, bem conservadas, apesar do avanço da ocupação. Ainda assim, é necessário fazer um levantamento completo. Para isso, pretendemos trazer uma equipe com drones para realizar o mapeamento geoespacial”, disse Taveira, ao reforçar que a visita está inserida no planejamento das ações já em curso pelo Estado.

Ainda segundo o secretário, após a desocupação total, a equipe técnica de Recursos Hídricos também será envolvida nos trabalhos de campo. “O objetivo é verificar a qualidade da água nas várias partes do igarapé. A partir disso, definiremos os projetos que serão adotados para efetiva recuperação da área”, completou.

Resgate de animais – A equipe da Sema também apoiou o segundo dia de atendimento aos animais domésticos na região do Monte Horebe. A ação foi liderada pela “Equipe PET”, da deputada estadual Joana Darc (PL), com o objetivo de resgatar os animais que não puderam ser levados por seus donos durante a desocupação social.

Em 2020, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) passou a incluir em seu escopo de atuação a Assessoria de Bem Estar Animal. A proposta é que o núcleo de trabalho atue na construção de políticas públicas estaduais voltadas à temática. Após a realização da atividade no Monte Horebe, a equipe vai trabalhar em conjunto para elaborar um plano de ação, caso seja necessário, para garantir o bem-estar dos animais resgatados.

A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), Batalhão Ambiental, Comando de Operações Policiais (COE) e Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema).