Sistema de controle do sangue em circulação é tema de palestra em evento inédito no AM

Analista Sistema que controla o sangue em circulação, Natã Bandeira ministrará palestra/Foto: Divulgação

Desde o momento em que o doador faz o cadastro para doar sangue as informações entram numa plataforma exclusiva de controle e monitoramento de todo sangue que circula no Amazonas. Esse sistema, chamado de HEMOsys é exclusivo da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e referência entre os hemocentros no país.

O software é um avanço da plataforma SAD (Sistema de Atendimento ao Doador) e permite um aumento da segurança dos dados e dos procedimentos executados. Isso significa que as doações têm rastreamento otimizado e as transfusões se tornam ainda mais seguras.

O HEMOsys, que obedece os critérios do fluxo determinado pelo Ministério da Saúde e da Anvisa, vai ser apresentado, nesta quarta-feira (07/08), como case de sucesso em uma instituição pública durante um evento inédito de inovação e tecnologia para setor público no Amazonas.

O “VH Summit Governo e Tecnologia”, que começou no último sábado (03) e segue até 10 de agosto, tem como objetivo debater tecnologia e inovação para governos, a fim de tornar o setor público mais eficaz e também menos oneroso.

Cristovão Ribeiro de Almeida, chefe de Departamento de Sistemas, explica que a Fundação Hemoam é referência no Núcleo de Agências Transfusionais e promove um avanço na segurança da informação, como no processo de qualidade frente a outros hemocentros. “Nosso objetivo no evento é apresentar o HEMOsys AT como uma solução de gestão de hemocentros, na informatização dos procedimentos transfusionais, além de apresentar as atividades que a Fundação Hemoam desenvolve hoje”, ressalta Cristovão.

A plataforma vai ser apresentada no espaço do VilaHub Café Coworking, no Aleixo, às 20h. A palestra com o tema “Sistema de gestão inteligente para hemocentros” será ministrada pelo analista desenvolvedor da Fundação Hemoam, Natã Bandeira.