Susam: Número de mortes cai 80% e ocupação de UTIs da Covid-19 recua para 59%

Pacientes recuperados, deixam hospital/Foto>Secom

O número de internação por Covid-19 vem caindo no Amazonas, conforme mostram os boletins diários da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Ontem (4/6), a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 caiu para 59%, de acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (05/06).

Ao Portal, a titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, disse que o número de óbitos também teve queda, de 80%. Também nessa quinta-feira, o Amazonas registrou uma taxa de ocupação de 58% em leitos UTI não-Covid. Esses dados fazem parte de números consolidados pela Susam. De acordo com a secretaria, em relação aos leitos clínicos para casos de Covid, ontem, o Amazonas registrava uma taxa de ocupação de 42%. Já os leitos não-Covid registravam 59% de ocupação.

A titular da Susam destacou que a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chegou a 99%, no estado. Na avaliação de Simone Papaiz, atualmente, o Amazonas tem números mais confortáveis de taxa de ocupação de leitos. “O nosso número de taxa tem demonstrado um número menor de pessoas doentes infectadas em grave ou média gravidade do quadro clínico”, disse.

Evolução dos dados e reabertura do comércio De acordo com a secretária, a FVS-AM e a Susam estão acompanhando o comportamento da pandemia no pós-reabertura gradual das atividades econômicas, ocorrida na última segunda-feira ( 1º/6). O estado tem dado atenção à evolução da doença em municípios do interior.

“Nós temos monitorado, junto com os dados epidemiológicos, os dados de internação das unidades, os dados de pedidos de transferência. Hoje, o interior concentra o maior número de casos positivos, o maior número de pedidos de internação. É momento de termos cuidados e observarmos, então, esse comportamento, da curva da pandemia”, concluiu.

Fonte: Portal do Marcos Santos