Tribunal de Justiça do Amazonas recebe doação de testes rápidos de covid-19

Juiz Cássio Borges recebe a doação/Foto: Chico Batata

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) recebeu na manhã desta segunda-feira (11/7), 2 mil testes rápidos para detecção da covid-19, doados por empresa de assistência em saúde para utilização entre os profissionais do Poder Judiciário amazonense.

Os testes foram entregues pelo representante da empresa, Gladston Castelo Branco Maués, na sede da Corte, em Manaus, que enfatizou também a doação a outros órgãos públicos na capital, Prefeituras do interior, comunidades indígenas, dentre outros, como forma de colaborar para a identificação de novos casos da doença no Estado. “Nós estamos com 50 mil testes para detecção da covid-19 e estamos distribuindo a vários órgãos públicos, da capital e interior, e comunidades. No caso do Tribunal de Justiça, realizamos essa doação (de 2 mil testes) e ficará a critério da Presidência a sua utilização nas unidades dessa Corte de Justiça”, explicou Gladston Maués.

A doação foi recebida pelo juiz auxiliar da Presidência Cássio André Borges, no final da manhã desta segunda. Cada caixa contém 20 testes rápidos de covid-19, cujo resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto e ser informado ao paciente. É recomendado se submeter ao teste, conforme orientação dos profissionais de saúde da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do TJAM (Sesis/TJAM), apresentando sintomas como febre, dor na garganta, dor na cabeça e/ou no corpo, tosse, dificuldade para respirar, dentre outros.

O presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli, agradeceu a doação, enfatizou a importância da vacinação contra a doença e a atenção que o cidadão deve ter com a atualização das doses da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza uma relação de unidades de saúde e pontos estratégicos para vacinação a partir dos 12 anos, acesse:

https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/